- Área: 4 m²
- Ano: 2010
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Fotografias:Miguel de Guzman
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto pretende traduzir a otimização do funcionamento do programa na resolução forma do edifício, buscando uma arquitetura coerente, contundente, clara e altamente visível.
A disposição de uma peça elevada de armazenamentos de veículos configura a imagem do edifício na escala distante, e gera abaixo deste volume um núcleo público, aberto em toda sua fachada principal e laterais, como uma grande espaço único.Concebido como uma grande praça contínua oferecida ao cleinte, engloba o estacionamento, zona de perícia e entrega e recolhimento de veículos, e o espaço de exposição e atenção ao público. A área de atendimento ao público aparece como um pavilhão único, permeado, simultaneamente, pelo núcleo de atividades interior e o exterior.
Atrás destes espaços públicos, estão organizadas as circulações verticais de veículos, mediante rampas sobrepostas de duplo sentido que acessam os armazéns de veículos situados no subsolo e no primeiro pavimento. No primeiro andar, dedicado principlamente ao estacionamento, estão alocados também a oficina e espaços serventes sobre a zona da rampa. Sobre esta franja posicionam-se instalações de climatização, centro de transformação de caldeira. O fechamento vertical deste pavimento é feito com painéis de metal troquelado, constituindo uma pele permeável que oculta seu uso. O uso da cor roxa corporativa converte este corpo em um elemento claramente localizável e identificável.
O subsolo é dedicado ao armazenamento dos veículos, reservando o espaço abaixo da rampa para as instalações. Neste nível são dispostos também o túnel de lavagem de veículos.
Foi dado especial atenção às circulações do edifício para assegurar um funcionamento fluído. Estas são baseadas em um esquema de dois anéis de sentido inverso - circulação dos clientes um, e circulação interna outro- tangentes à zona de perícia, onde acontece a troca de veículos. O funcionamento previsto é: entrada de veículos (para reparo ou substituição), conduzido pelo cliente, ao núcleo de atividades, onde se estaciona nas vagas preparadas para tal fim; retirada do veículo para o primeiro pavimento, pela rampa, até a oficina; entrada do veículo para entregar ao cliente (veículo reparado ou substituído) ao núcleo de atividades desde o subsolo, previamente passado pelo túnel de lavagem; saída do centro.
Construtivamente, opta-se por utilizar unicamente os sistemas mais habituais nos edifícios industriais, perseguindo a contenção de prazos e a simplicidade de execução, apostando ainda na pre-fabricação para garantir essa rapidez.